quinta-feira, 19 de março de 2009

Escrever um drama

Engana-se piamente quem crê ser tarefa fácil escrever um drama.
Comédia sim, é mais simples, porque o senso de humor é atiçado, em grande parte, quando se expõe alguma situação ou pessoa ao cúmulo, ou se leva satírico, escárnio, ridículo ou absurdo um desses fatores.
Outro ponto: a ironia não nos põe a refletir, a cogitar hipóteses, nem nos provocará um sentimento de querer corrigir o que aconteceu. O drama e o trágico sim, nos comportam essas emoções e sentimentos. Vamos muito além das lágrimas nessas categorias. É algo que induz ao homem ser humano, em toda sua completude.
E, quando falo de drama, por favor, não estou citando - porque estas histórias não entram em meu conceito de categoria dramática - filminhos de cachorros lindinhos e de olhos tristes, que passam durante à tarde nas emissoras brasileiras.
Falo de uma densidade que existe em Senhores e Servos e Onde Deus está, o amor está também - Tolstói. Cito também a profundidade dos personagens de Beckett em, O fim, O expulso e, sobretudo no estupendo O calmante.
Se se fosse designar drama pela quantidade de lágrimas que se derrama, diría-se que a vida é o drama. Contudo, ele vai muito além.
Não se trata apenas de escolher um lugar, quando se passa a estória e selecionar meia dúzia de personagens.
Reflita comigo, caro leitor!
Qual o último livro, filme ou peça dramáticos que você viu?
E, por obséquio, um de qualidade!
A história impregnou, não foi?
É possível que depois dessa história ter passado em sua vida, você reflita sempre que se recordar dela. Cada palavrinha, imagem e cenário ficarão fixos naquela estrutura inteira e lhe fará mexer os nervinhos, de tal forma, que a vida continuará, mas aqueles momentos estarão, por todo o sempre, na caixinha de lembranças.
O drama ainda é uma categoria misteriosa a ser solucionada pelos sentimentos humanos.

Ivna Alba

3 comentários:

Gi Caipira disse...

Concordo...
Para mim inclusive é muito mais fácil lidar com dramas insitando a comédia ...
Quando algum fato dramático surge eu o escondo até de mim mesma ..

Anderson Woitscheckovsky disse...

O que mais me comove em uma "es/história" são nas partes em que mais mexe com os sentimentos, com o momento em que deve mostrar aquilo pelo que sofre em silêncio. E é por este fato que assisto muitos animès (animações japonesas). Neste, cada personagem que convive com o protagonista, tem uma história propriamente guardada, mas que no desenrolar das partes dramáticas, o personagem principal descobre, vendo, ouvindo ou até mesmo participando. True Tears é um OVA, uma série "curta" de animè, onde demonstra muito desses sentimentos. Tenho tantas boas passagens de animès que me tiram lágrimas. Pois aquilo por mais simples que seja dito, em segundo te toca lá no fundo. E é por isso que quero escrever dramas. Para mim é a melhor ferramenta ser "solteiro", pois escrevo o que poderia ser melhor para mim sendo vivido por outra "pessoa" como se fosse eu. É como um pai querendo que seu filho seja o que ele mesmo queria ser mas que não pôde.
----END--CMM------
Adorei esse blog. Parabéns. Só o fundo que dói a vista um pouco.
Desejo sucesso na sua vida. Se quiser conversar: andersonwoitscheckovsky
@hotmail.com.br (com br)
contate-me.
Abraço

Unknown disse...

Acredito que o drama não é fazer chorar,e sim contar uma historia numa pespectiva mais real.

George Newman cineasta e roteirista.

Parabens pelo blog.
Abraços.