segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A nostalgia do final de ano

Chegamos, novamente, em dezembro.
Para mim, o melhor mês do ano e por um motivo apenas: a época da renovação das ideias e de si. Cada vez que o insuperável mês derradeiro invade a folhinha do calendário, tento sentir o "cheirinho de natal", de que minhas irmãs tanto falavam, quando éramos pequenas.
Eu lembro de tantas coisas de dezembro: do Natal, quando meu avô era vivo, dos inúmeros presentes, da árvore que minha mãe armava no canto da sala - abaixo do relógio de pêndulo, que eu tanto amo - da emoção (quando cria em Papai Noel) de esperar chegar a manhã do dia 25, e abrir os presentes que o bom velhinho me deixara.
Contudo, não vou mentir que o revéillon só veio ter um sentido mais forte em meus dias, depois que deixei de passá-lo ao lado da minha família. Para mim, os 10 últimos segundos são os mais fortes da vida, é onde tudo acaba e começará, se se começar. Entretanto, é o instante final de tudo que passou, de tudo que morreu, de tudo que se foi, que aconteceu bem ou mal, mas houve. Como podemos ser tão encantados e desencantar o universo de modo tão subliminar?
Apesar de triste, o 12, para mim possui inúmeros significados, tão abrangentes, que prefiro não citá-los no momento, porque além de um instante em que toda a alma me dói, reflito que envelhecerei mais um ano. E se por um acaso nos próximos 365 dias eu não fizer valer a minha vida, de que me adiantarão mais milhões de segundos?
Nesse dezembro eu espero respostas, terei que tomar decisões, precisarei seguir adiante com coisas que, talvez, nem tenha mais forças, e por isso mesmo terei que tê-las.
E sabe? Uma coisa eu adorei neste ano de 2009: foi saber onde cometi erros e, além de admiti-los, ter a consciência de que realmente aprendi com aqueles.
Anteriormente, eu os conhecia, mas sabia que podia passar sem sentir.
E ratifico: como é bom essa nova sensação!

Ivna Alba

2 comentários:

disse...

Bacana você olhar por estes lado, ainda que com o passar dos anos. Ultimamente tenho visto a depressão decembrina se propagar entre os meus

arina.alba@gmail.com disse...

Adorei o texto. Também é o meu mês favorito, fora o do meu aniversário :) Mesmo morando num calendário diferente, ainda tenho essa idéia da renovação em dezembro. É a época de arrumar tudo pra uma nova jornada de 12 meses sempre cheios de projetos, viagens, novas alegrias, surpresas boas ou não tanto, sempre novos desafios, porque isso de vida fácil não me atrai. Enfim, viva DEZEMBRO!!!
Ah, e aqui eu gosto mais ainda porque é INVERNO! :D