quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Modigliani

"Quando descobrir tua alma, pintarei teus olhos!"
Não é necessário falar sobre esta pintura (Retrato de Jeanne Hébuterne (1898 -1920), Common-Law Wife of Amedeo Modigliani. 1918. Oil on canvas. 92 x 60 cm. Private collection), a obra por si só já debate e dialoga com o espectador, que assiste seu fulgor e esplêndida concepção.
Amedeo Modigliani, italiano e judeu. Viveu intensamente seus 36 anos, nas artes, bebidas e drogas (ópio). Para a época, traços difíceis de se compreender, de gênio rebelde e orgulhoso, não se submetia às pinturas encomendadas e se dedicou durante muito tempo há escultura, também.
A sua série de nus se iniciaram por volta de 1914 e tempo depois, ao expôr em galeria, teve que ser retirada por "afetar a moral".
Teve uma filha com Jeanne Hébuterne - esposa e amante - a quem pintou inúmeras telas.
O filme, Modigliani, dirigido por Mick Davis - 2004 - possui bela fotografia, para quem gosta de diálogos o filme os tem, para quem gosta de uma perspectiva mais silenciosa para se observar, a película também possui, entretanto, para mim faltou uma consistência maior em como o artista desenvolvia seus traços.
Enfim, é uma boa pedida para se assistir embaixo do edredon, uma garrafa de "cabernet", no friozinho... A companhia fica por conta de cada um, não é mesmo?
Melhor do que isso, só lendo a vida e estudando a obra deste pintor magnífico!

Ivna Alba

2 comentários:

arina.alba@gmail.com disse...

Hum, vou procurar o filme pra assistir.
Ei, inseri teu blog na minha lista de favoritos e de blogs que acompanho. Beijosssssss

Lorena Travassos disse...

xuxu, tem modigliani aqui no Masp, e eu fiquei apaixonada por ele por ter aquela coisa avant, com aqueles olhos sem expressão das pinturas (que se parecem com as que a gente cruza no caminho, não é?)
beijo pra tu e vem logo.