sábado, 3 de abril de 2010

O Brasil e a educação

Não adianta jogar a culpa em quem está em cima, no poder!
Não esqueça do seu dedinho indicador e sua consciência, a cada 4 anos. Se, atualmente, não temos nada que valha a pena, em termos de educação, saúde, lazer, segurança, emprego, salários, entre outros, neste país, lembre-se: você estava lá para mudar!
Eu não sou a favor do voto obrigatório! Sou a favor da consciência para votar, da decisão correta, do cargo político voluntário e do esclarecimento da força do voto nulo, no Brasil.
Sou brasileira, tenho orgulho da minha cultura, mas vou ser muito sincera, caro leitor:
- Não tenho o mínimo orgulho de viver num país mal administrado, em que imperam a corrupção, miséria, marginalidade, comodismo e a velha dança da ilusão (futebol, carnaval, feriado e jeitinho brasileiro para se conseguir qualquer coisa).
Disso não tenho a menor vontade de fazer parte!
Juntando todos os nosso feriados - nacionais, estaduais e municipais - nosso calendário completa, praticamente, dois meses e meios. Absurdo! Onde está o trabalho? Tem gente que vem com a velha fórmula, de que o brasileiro é um povo trabalhador. Certamente! Quando você não pensa em dois meses e meio sem trabalhar!
Mas, tudo isso tem um porquê, muito válido: conscientização. E esta se faz por meio da educação. Sexta-feira, vi na Rua da Consolação, enquanto estava no ônibus, uma enorme manifestação de professores do Estado de São Paulo, contra a política educacional do Governo Serra. Placas, estandartes, cartolinas, faixas, gritos e uma multidão voltada para pôr abaixo a administração atual.
Entretanto, por que não fizeram isso há 4 anos atrás, com seus dedinhos e consciências?
Vale salientar, novamente, que não sou a favor de nenhum governo, partido, político ou quem quer que seja que esteja querendo subir, ou já esteja lá. Como escrevi, de início, sou a favor do cargo político voluntário!
Claro! Por que eu pago para uma pessoa decidir leis? Leis estas que favorecerão muito mais a ele que a mim? Caso a pessoa seja idônea, mesmo assim, por que pagaria para que ela construa os alicerces legislativos que também favorecerão a ela?
Nós somos sangrados todo santo dia com uma carga tributária gigantesca, que está inclusa até no pãozinho quente, comprado na padaria da esquina. Uma feira para durar o mês inteiro, pode ter certeza, que você gasta mais de R$400,00. E estou sendo muito boa, nessa contabilidade, pois dependendo do local, esse valor ultrapassa. Quem nesse país tem condições de viver dessa forma indigna? E a moradia? E o lazer? E o esporte? E a cultura? E a roupa para trabalhar?
Somos extorquidos, violentados no bolso e isso tudo, só reparamos com uma boa e extensa margem de consciência, que é adquirida através da educação. Não estou falando apenas de geografia, biologia e etc. Comento sobre o conhecimento que se amplia quando estudamos, quando abrimos nossas mentes e olhares para diversos ângulos da história, seja ela passado ou presente.
Temos e precisamos mudar esse cenário e esse panorama!
Se faz mister que nessas próximas eleições, seu indicadorzinho e sua consciência estejam, mais que nunca, presentes!
Leia sobre o voto nulo e a força dele nas eleições! Leia sobre cada partido político, cada político, a administração, leia sobre carga tributária brasileira!
Leia sobre a sua e a minha história!
Leia sobre nossas vidas!

Ivna Alba

3 comentários:

disse...

Eu também sou politizado e apartidário. Discordo um pouco que alguns panoramas possam ser modificados pelo voto.
Ao menos olhando pra minha região, numa situação como a dos professores, poderia ser A, B ou C que estaria a mesma coisa.
Escreveria um monte aqui, mas esta prosa iria longe pra um comentário
Um beijo

irineu xavier cotrim disse...

onde tem corrupção? Que país? onde previlegiam a monocultura desde 1500? onde a fome por conta da monocultura persiste com cestas-básica ou não. Onde é este país, onde os indios foram dizimados na sua cultura.Onde?

Wagner Oliveira disse...

Oi!
Eu dobro os trocados por uns contos seus!
Vou postar ainda essa semana. Tá difícil, minha privacidade foi embora num ônibus pra pirituba.