sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pequeno tratado sobre a musculação cerebral - Diário de um TCC

Prefácio do Pequeno Tratado


Há quem me diga que só se exercitam os músculos corporais. Estaríamos todos, redondamente, enganados ao pensar dessa forma. Mas, quem sou eu para falar com extrema certeza sobre tal assunto, se a palavra esportista não passa no meu vocabulário faz anos; muito menos me considero uma pessoa tão bem preparada em termos intelectuais?
Contudo, uma verdade seja dita: ao se iniciar seus estudos para uma monografia, ou um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), você sentirá seu cérebro se abrir, desenferrujar, aumentar, pulsar, igualmente a quando se faz uma atividade física. Sobretudo, se o seu orientador ou orientadora disserem: "Você necessitará estudar filosofia, também, para argumentar no seu ensaio, monografia, ou o que venha a ser sua escolha."
Nessa hora, você pensará: "Não tem problema, será muito divertido!". Aí está o seu ledo engano. Lógico! No início do curso de Jornalismo eu estudei filosofia, mas não esta que tenho o prazer de estudar agora, para o meu TCC, que escolhi escrever um ensaio.
Senhores e Senhoras, leiam Nietzsche! Não tenho pretensões de ser especialista em tão intelectual, nobre e espetacular gênio e filósofo, porém, apenas ter os primeiros contatos com obras do grande, como "Para além do Bem e Mal", "Para a Genealogia da Moral" ou "O Anticristo", já me fazem sentir os primeiros sintomas da musculação cerebral: ver bolinhas e achar que a burrice está em mim. Entretanto, a própria linguagem filosófica, os termos de que Nietzsche se utiliza em sua obra é deveras ímpar. Quiçá, esta seja a primeira quebra de muitas que ele faz em seus escritos.
Verdadeiramente, meus caros, este é um primeiro capítulo, tratado ou alguma outra denominação que desejam dar, da árdua tarefa de um/a universitário/a: terminar seu TCC.

*Dicas de uma pré-concluinte aos calouros/feras: leiam muito. Quanto mais vocês lerem, menos leram. Leiam de tudo, estudem tudo, observem o mundo e sua sociedade, iniciem as críticas, se critiquem e se deixem provocar, concomitantemente, provoquem!

Ivna Alba

Nenhum comentário: