sábado, 28 de junho de 2008

CIGARROS X BEBIDAS

A simples pergunta é: "Porque as propagandas de cigarros saíram do ar e as de bebidas não"?
A resposta não me vem sensata. Que cigarro é prejudicial à saúde, todos nós sabemos disso, entretanto, a bebida também é. Eu, particularmente, não conheço nenhuma família que tenha se desintegrado devido ao cigarro, no entanto eu conheço inúmeras que se esfacelaram por causa do álcool.
Está evidente que a autora desse texto, dona desse perfil é uma fumante inveterada, nojenta, que solta fumaça por todos os cantos onde passa e é mal quista e vista por muitas pessoas que desprezam de forma absurdamente preconceituosa o cigarro. Eu sou mais uma das pessoas que está fadada à exclusão da sociedade e querem saber? Eu tenho minhas idéias, meus gostos, minhas falhas e minhas qualidades e, acima de qualquer tragada ou baforada, eu sou um ser humano.
Falta de informação? Absolutamente! Considero-me bem informada e até sei que sou capaz escrever uma sentença inteira, sem causar tanto assassinato à língua portuguesa. Mas, observem bem, caros leitores, acima da informação, existem as escolhas. Constam nos autos que todo homem e mulher tem sua liberdade de ir e vir, dizer e fazer o que pensa; sem que com isso prejudique a outrem, porém não tenho visto isso ultimamente. Respeitos os de "pulmão limpinho" - mas confesso que não sei como as pessoas, hoje em dia, conseguem ter o pulmão tão limpinho com essa quantidade absurda de gás carbônico lançado na atmosfera - e compreendo, perfeitamente, os que não querem sentir o cheiro da fumaça do "fedido" cigarro dos excluídos. Não fumo em ambientes fechados e quando alguém me pede para que eu saia do lugar, pois estou incomodando, eu saio. (Sim, isso uma vez aconteceu, eu estava na apresentação da escola de música de uma amiga, onde o local era completamente aberto e bem ventilado, e uma senhora me pediu para eu me afastar, pois ela tinha alergia e já estava sufocada. Bem, eu saí, fazer o que? Só para constar, a mulher deveria estar a uns dez a vinte passos largos de distância de mim e eu havia dado, apenas duas tragadas.) Embora eu saiba do ditado: "Os incomodados que se retirem", eu me sinto constrangida e muito humilhada, assim como acredito que muitos fumantes também se sentem.
Primeiro, proibiram o cigarro nos cafés dos shoppings, agora proibiram em boates e bares fechados, querem ou já proibiram o cigarro quando se está dirigindo e depois, proibirão onde? Nas nossas casas? Nos nossos quartos? Passará a ser uma droga ilegal? Agora vem o argumento seguinte: com que autoridade uma pessoa que bebe de cair, ou apenas bebe para dar aquela relaxadinha, ou dormir de forma agradável tem de chegar para mim, ou para qualquer fumante e dizer para ele parar de beber? Ora, meus caros leitores, sinto muito, mas vocês têm de convir comigo de que ao fumar, ninguém fica dormente ou perde os seus sentidos. Duas taças de vinho já são o suficiente para fazer com que o indivíduo perca um pouco o seu reflexo, e é porque não estou citando nem os casos de pessoas fracas para a ingestão de bebidas alcóolicas.
Além de tudo, as propagandas de bebidas geralmente sempre trazem uma idéia meio distorcida da mulher. Não vou dizer que algumas propagandas de cerveja não são legais. Em certos casos existem publicidades muito criativas e hilárias, mas quase sempre vemos essa distorção do papel feminino. Eu, como mulher, não gosto nem um pouco da idéia e parece que esse será um fardo para todo o sempre.
Se liberam a idéia de que o álcool é alegria e diversão, contudo pode matar um monte de gente, o cigarro também é alegria e diversão para quem fuma e curte soltar suas tragadas por aí, então liberem a publicidade. Correto afirmar que a culpa das mortes no trânsito, causadas pela ingestão do álcool é dos motoristas. Mas, porque eles bebem? Porque existem propagandas que induzem a isso. E agora vai me dizer que toda vez que um fulano beber, ele deve pegar um táxi (o correto é isso, não estou dizendo que não é)? Haja grana! Principalmente quando o indivíduo mora em São Paulo e ele precise sair de Perdizes e voltar para sua casa que fica quase na divisa com Guarulhos.
Eu bebo e fumo sim, mas estou vivendo, tem gente que é natureza e está morrendo! Parafraseando a velha e gostosa canção do bêbado feliz. Os fumantes não têm um hálito tão agradável, mas quem bebe também não fica com um aroma de rosas, quando abre a boca.
Sim, mas o que ela está querendo dizer por fim? É o seguinte: as propagandas de cigarro eram tão boas, as vezes até mais bonitas, do que as do álcool. E se ambos causam mal, acho que ou se deve parar tudo, ou liberar tudo, lembrando sempre de colocar os dizeres: FUMAR CAUSA CÂNCER DE PULMÃO e SE BEBER NÃO DIRIGA!
Aonde anda a liberdade de expressão, meu Deus? Estudar comunicação social é extremamente difícil, porque você vê no final que nada do que se dizer é verdade.
Eu não conheço nenhum F.A. (Fumantes Anônimos), mas eu conheço o A.A. Eu nunca vi nenhuma pessoa chegar em um bar e dizer: "Pare de beber, isso faz mal"! Mas, já chegaram inúmeras pessoas para dizer a maldita e nojenta frase: "Pare de fumar, isso faz mal"! A todos, eu solto meia dúzia de desaforos. Mal educada? De forma alguma, eu exerço o meu livre-arbítrio, só isso; sou de maior, vacinada, pago meus impostos (inclusive na compra do cigarro) e acima de tudo, eu sou um ser humano, uma mulher muito ciente das minhas atitudes e das minhas palavras, bem informada, que quer ser respeitada e não discriminada por uma sociedade que prega o voluntariado e campanhas da fraternidade, mas não espera um segundo, apenas, para atacar a pedra no primeiro fumante que encontra na porta do bar, onde tem uma placa com o seguinte aviso: PROIBIDO FUMAR!
Ivna Alba